ENSINO ANOS INICIAIS
O Objetivo Pedreira se preocupa com a formação integral do aluno. Com brincadeiras e interaçoes, as crianças se desenvolvem e constroem a propria personalidade. O foco é sempre trabalhar as esferas do conviver, participar, explorar, dividir e se expressar.

Nos Anos Iniciais do Colégio DUX, oferecemos um ambiente acolhedor e estimulante, especialmente planejado para despertar o gosto pelo aprendizado e consolidar habilidades fundamentais. Aqui, as crianças são incentivadas a serem protagonistas, desenvolvendo autonomia, criatividade e pensamento crítico por meio de metodologias ativas e inovadoras.
- Desenvolver habilidades sólidas em leitura, escrita e raciocínio lógico.
- Incentivar o protagonismo, a autonomia e o pensamento crítico.
- Promover o desenvolvimento socioemocional, estimulando a empatia, respeito e colaboração.
- Ampliar as competências digitais, preparando alunos para o uso consciente das tecnologias.
- Desenvolver o domínio básico da língua inglesa, integrando-a ao currículo.
- Estimular a expressão artística, cultural e corporal através das diversas linguagens.
- Desenvolver valores de cidadania, respeito à diversidade e cuidado com o meio ambiente.
Nosso currículo está alinhado à BNCC, utilizando o Sistema Geekie – Coleção Rotas, destacando as seguintes áreas:
Áreas do Conhecimento | Atividades e Conteúdos |
Língua Portuguesa | Leitura, interpretação, produção textual, gramática contextualizada. |
Matemática | Raciocínio lógico, operações fundamentais, resolução de problemas. |
Inglês – Programa Bilíngue | Conversação básica, vocabulário cotidiano, imersão linguística. |
Ciências e Sustentabilidade | Investigação científica, educação ambiental, práticas experimentais. |
História e Geografia | Estudos sociais integrados, valorização da diversidade cultural, cidadania. |
Educação Física e Esportes | Atividades esportivas diversas, desenvolvimento motor e social. |
Artes e Música | Expressão artística, musicalização, teatro e artes visuais. |
Cultura Maker (ZOOM Education) | Projetos colaborativos, robótica educacional, criatividade e inovação. |
Educação Socioemocional | Programa Escola da Inteligência, desenvolvimento emocional e interpessoal. |
Educação Financeira (Mooney Edu) | Hábitos financeiros saudáveis, exemplos práticos e cotidianos. |
Aulas Curriculares:
- Matemática
- Língua Portuguesa
- História
- Geografia
- Ciências
- Arte
- Inglês
- Educação Física
Atividades Extracurriculares:
- Empreendedorismo
- ZOOM Education
- Escola da inteligência
- Educação Financeira
- Ensino Bilingue
Sistema Geekie – Coleção ROTAS
O Colégio DUX utiliza o material didático Geekie – Coleção ROTAS, especialmente desenvolvido para os Anos Iniciais, com uma abordagem ativa, significativa e integrada ao cotidiano dos alunos. O material privilegia a interdisciplinaridade, o protagonismo e a construção do conhecimento por meio de atividades práticas, projetos interativos e recursos digitais inovadores, proporcionando aprendizado efetivo e prazeroso.
Diferenciais do Material:
- Propostas pedagógicas interdisciplinares.
- Integração com ferramentas digitais (Google for Education).
- Atividades que incentivam o protagonismo e a autonomia.
- Recursos visuais e linguagem adequada à faixa etária.
Nos Anos Iniciais do Colégio DUX, adotamos a Metodologia Ativa e o Sistema Geekie – Coleção ROTAS, oferecendo experiências que vão além da sala de aula tradicional. Incentivamos nossos alunos a aprender de forma colaborativa, prática e significativa, destacando:
- Projetos interdisciplinares e cooperativos.
- Atividades práticas que estimulam o “aprender fazendo”.
- Uso integrado e consciente das tecnologias educacionais (Chromebooks individuais, ferramentas Google for Education).
- Educação socioemocional integrada às práticas pedagógicas.
- Ambiente acolhedor e estimulante, incentivando a curiosidade e o gosto por aprender.
A avaliação da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental deverá ser diagnóstica para se detectar as maiores dificuldades apresentadas durante o percurso escolar e corrigir as lacunas de aprendizagem observadas.
Os critérios de avaliação deverão apontar as expectativas de aprendizagem, sempre voltados para os objetivos definidos na proposta pedagógica da escola e para os conteúdos propostos para cada área e para o ciclo.
Neste sentido, esses critérios deverão espelhar os diferentes tipos de capacidades dos alunos e as três dimensões do aprendizado dos conteúdos que são os conceitos, os procedimentos e as atitudes que os alunos necessitarão construir ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
A avaliação diagnóstica deverá, também, servir como reflexão da metodologia utilizada pelo professor em sala de aula, para um melhor direcionamento dos conteúdos trabalhados pelas áreas e para melhor adequar as atividades desenvolvidas com os alunos em classe e as extracurriculares.
Com a aplicação da avaliação diagnóstica, pretende-se que os alunos sejam sempre estimulados a transferir o conhecimento adquirido em situações novas, a fim de se verificar se os conteúdos foram realmente incorporados ao seu universo cognitivo.
As estratégias de avaliação deverão ser as mais variadas possíveis, de modo a dar aos alunos oportunidades diversas para a apresentação dos conhecimentos construídos.
A observação e o registro sistemático da conduta e da produção intelectual dos alunos durante as aulas, constituirão para o professor importantes instrumentos avaliativos e indicarão quais habilidades foram desenvolvidas e quais foram observadas como de maiores dificuldades.
- Tecnologia Educacional: Chromebooks individuais com acesso a ferramentas Google e uso da Inteligência Artificial para potencializar o ensino.
- Programa Bilíngue (International School): Imersão no inglês, preparando alunos para um mundo globalizado desde cedo.
- Cultura Maker (ZOOM Education): Projetos colaborativos e criativos que desenvolvem autonomia, inovação e resolução de problemas.
- Educação Financeira (Mooney Edu): Ensino prático e lúdico sobre finanças pessoais, contribuindo para formação cidadã.
- Educação Socioemocional (Escola da Inteligência): Desenvolvimento emocional equilibrado, autoestima fortalecida e relações interpessoais saudáveis.
Atividades Artísticas e Esportivas: Expressão corporal, música, teatro, judô, esportes diversos, contribuindo para o desenvolvimento integral.
O Colégio DUX disponibiliza aos alunos dos Anos Iniciais uma infraestrutura moderna e completa, incluindo:
- Salas de aula interativas: Equipadas com tecnologia e projetadas para metodologias ativas.
- Laboratórios Maker e de Ciências: Ambientes inovadores e preparados para atividades práticas e experimentais.
- Biblioteca Multimídia: Espaço estimulante para leitura, pesquisa e ampliação do conhecimento.
- Quadras Poliesportivas e Beach Tennis: Prática esportiva diversificada e desenvolvimento motor.
- Sala de Artes e Música: Ambientes que incentivam expressão artística e cultural.
- Anfiteatro: Espaço para apresentações culturais, palestras e atividades pedagógicas diversas.
- Sustentabilidade Energética: Energia solar própria, incentivando consciência ambiental e sustentabilidade.
Integral: 7h às 18h20
Tarde: 13h às 18h20