ENSINO ANOS INICIAIS
O Objetivo Pedreira se preocupa com a formação integral do aluno. Com brincadeiras e interaçoes, as crianças se desenvolvem e constroem a propria personalidade. O foco é sempre trabalhar as esferas do conviver, participar, explorar, dividir e se expressar.
A proposta pedagógica do Colégio Objetivo é desdobrar o Ensino Fundamental em dois ciclos: Anos Iniciais compreenderá de 1º ao 5º ano e Anos finais do 6º ao 9º ano, conforme matriz curricular homologada pela Diretoria de Ensino.
O Ensino Fundamental tem como finalidade a formação básica do cidadão, através da aquisição do conhecimento e da construção de conceitos, fatos, procedimentos, atitudes e valores.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, artigo 32, o Ensino Fundamental, com duração mínima de nove anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
V – a possibilidade de que os alunos sejam capazes de:
- Compreender a cidadania com participação social e política, assim como os direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando atitudes de respeito a si e aos outros, a solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças;
- Posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, através de diálogos e decisões coletivas;
- Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais para a construção de sua identidade nacional e pessoal;
- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como de outros povos e nações;
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, interagindo e contribuindo para a melhoria do meio ambiente;
- Desenvolver o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de interrelação pessoal e de inserção social;
- Conhecer o próprio corpo e aprender a dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos para sua qualidade de vida e para a saúde coletiva;
- Utilizar as diferentes linguagens – verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais;
- Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
- Questionar a realidade através do pensamento lógico e criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica com procedimentos práticos e adequados.
- Formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades.
- Desenvolvimento das habilidades comunicativas básicas de expressão oral e escrita.
- Desenvolvimento do raciocínio lógico.
- Desenvolvimento da reflexão crítica.
Constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes.
Valores, atitudes, sensibilidade e orientações de conduta são veiculados não só pelos conhecimentos, mas por meio de rotinas, rituais, normas de convívio social, festividades, pela distribuição do tempo e organização do espaço educativo, pelos materiais utilizados na aprendizagem e pelo recreio, enfim, pelas vivências proporcionadas pela escola.
Os conhecimentos escolares são aqueles que as diferentes instâncias que produzem orientações sobre o currículo, as escolas e os professores selecionam e transformam a fim de que possam ser ensinados e aprendidos, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e política do aluno.
Aulas Curriculares:
- Matemática
- Língua Portuguesa
- História
- Geografia
- Ciências
- Arte
- Inglês
- Educação Física
Atividades Extracurriculares:
- Empreendedorismo
- ZOOM Education
- Escola da inteligência
- Educação Financeira
- Ensino Bilingue
O material didático para o Ensino Fundamental compreenderá cadernos coloridos contendo teoria, exercícios para realização em classe e tarefas de casa; agenda para avisos, comunicados e solicitações, pastas para as produções de textos, pasta com fichas individuais para as aulas de Artes Visuais, pasta com fichas individuais para anotações do desempenho dos alunos e pasta com fichas para as atividades cartográficas.
No final de cada semestre, os alunos recebem um caderno de revisão de conteúdos.
Os alunos receberão, ainda, livros de literatura editados pelo Centro Educacional Objetivo.
O material didático para o Ensino fundamental I do Sistema Objetivo de Ensino contará com o seguinte material:
1º Ano: Diário do aluno, Língua Português/Lição de Casa, Matemática, Projeto: itinerário e maquetes, Natureza e Cultura, Caderno pautado e sem pauta, Arte, Pasta, Caderno de Música e Inglês.
2º Ano: Diário do aluno, Língua Português/História e Geografia, Matemática/Ciências, Caderno pautado, Arte, Pasta, Caderno de Música e Inglês.
3º Ano: Diário do aluno, Língua Português/História e Geografia, Matemática/Ciências, Projeto: Contando com diferentes povos numa volta ao mundo, Caderno pautado, Arte, Pasta, Caderno de Música e Inglês.
4º Ano: Diário do aluno, Língua Português/História e Geografia, Matemática/Ciências, Projeto: O que a Matemática tem a ver com a preservação natural e cultural do planeta Terra, Caderno pautado, Arte, Pasta, Caderno de Música e Inglês.
5º Ano: Diário do aluno, Língua Português/História e Geografia, Matemática/Ciências, Mapas: Conhecendo o Brasil e o mundo e o Brasil por estados e regiões, Caderno pautado, Arte, Pasta, Caderno de Música e Inglês.
A metodologia será baseada na realidade do aluno, buscando desenvolver a criatividade e participação dos alunos frente ao diálogo, despertando o respeito mútuo, sendo o professor aquele que orienta e promove atividades de pesquisa, diversidade de informações e de fontes informativas, ampliação do vocabulário do aluno, dinâmica da leitura, teatro e dramatização, hábito de uso da biblioteca e uso de materiais pedagógicos.
Trabalhar com fatos atuais da realidade, com envolvimento maior no trabalho coletivo. Entendendo a educação como prática social transformadora e democrática, os professores desenvolverão o trabalho pedagógico com seus alunos, na direção de possibilitar a ampliação do conhecimento, vinculando os conteúdos de ensino à realidade.
Os procedimentos serão escolhidos para que assegurem a aprendizagem efetiva e favoreçam o crescimento gradativo dos alunos, respeitando-se os aspectos cognitivos, emocionais, sociais, culturais e o desenvolvimento da multiplicidade da inteligência.
A avaliação da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental deverá ser diagnóstica para se detectar as maiores dificuldades apresentadas durante o percurso escolar e corrigir as lacunas de aprendizagem observadas.
Os critérios de avaliação deverão apontar as expectativas de aprendizagem, sempre voltados para os objetivos definidos na proposta pedagógica da escola e para os conteúdos propostos para cada área e para o ciclo.
Neste sentido, esses critérios deverão espelhar os diferentes tipos de capacidades dos alunos e as três dimensões do aprendizado dos conteúdos que são os conceitos, os procedimentos e as atitudes que os alunos necessitarão construir ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
A avaliação diagnóstica deverá, também, servir como reflexão da metodologia utilizada pelo professor em sala de aula, para um melhor direcionamento dos conteúdos trabalhados pelas áreas e para melhor adequar as atividades desenvolvidas com os alunos em classe e as extracurriculares.
Com a aplicação da avaliação diagnóstica, pretende-se que os alunos sejam sempre estimulados a transferir o conhecimento adquirido em situações novas, a fim de se verificar se os conteúdos foram realmente incorporados ao seu universo cognitivo.
As estratégias de avaliação deverão ser as mais variadas possíveis, de modo a dar aos alunos oportunidades diversas para a apresentação dos conhecimentos construídos.
A observação e o registro sistemático da conduta e da produção intelectual dos alunos durante as aulas, constituirão para o professor importantes instrumentos avaliativos e indicarão quais habilidades foram desenvolvidas e quais foram observadas como de maiores dificuldades.
Nosso maior diferencial está em nossa equipe. Temos o melhor corpo docente da região, com formações continuadas também temos um projeto inédito, a ESCOLA de PROFESSORES, onde selecionamos e formamos estagiários com alto potencial para garantir a excelência no ensino.
International School – Bilingual Program
É um conceito inovador em soluções sob medida para o ensino de idiomas dentro da escola. Sua metodologia desenvolvida especialmente para o ensino de crianças e adolescentes, com qualidade comprovada internacionalmente, garante ao aluno a aquisição e fluência na língua inglesa. Tudo isso sem sair da própria escola, assegurando comodidade e praticidade a pais e alunos.
- Acolhimento no Processo de Adaptação
- Orientadora Educacional
- Projetos e passeios pedagógicos
- Robótica
- Empreendedorismo
- Salas climatizadas
- Salas com Câmeras de Segurança
- Sistema Objetivo de Ensino
- Educação Financeira
- Inteligência Emocional
Com uma área de 9 mil m2 temos uma estrutura diferenciada, muita área verde e salas tematizadas que propiciam um melhor aprendizado.
- Sala do Futuro
- Cantina e refeitório
- Salas climatizadas
- Parque indoor e outdoor
- Big Jump
- Kid Play
- Pátio Coberto
- Quadra Poliesportiva Coberta
- Laboratórios
- Sala Maker
- Sala de Música
Integral: 7h às 18h20
Tarde: 13h às 18h20